A Segunda Guerra Mundial, se por um lado foi o mais cruel dos conflitos modernos – com cicatrizes permanentes, como o Holocausto, Hiroxima, Nagasaki e o bombardeio de Tóquio –, por outro fez a humanidade evoluir tecnologicamente muitas décadas em poucos anos. A aviação comercial, por exemplo, herdou as aeronaves militares e entrou nos anos 1950 como o mais importante meio de transporte da época. Num setor tão trivial quanto a produção e comercialização de baralhos, os esforços em prol dos aliados gerou pelo menos um episódio crucial, que, pelas circunstâncias e inventividade, tornou-se a um só tempo brilhante e curioso.
Durante a Guerra, a United States Playing Card Company uniu forças com as agências de inteligência americanas e britânicas e criou um baralho para ajudar os soldados aliados a fugir dos campos de prisioneiros alemães. Nestes baralhos históricos, as cartas se descascavam quando umedecidas e revelavam mapas de rotas de fuga. Esta é uma página pouco conhecida da história da Segunda Guerra, mas fundamental para o vitorioso desfecho em favor dos aliados e, especialmente, para a sobrevivência dos soldados.
O baralho Bicycle Escape Map (2017) homenageia tal episódio, bem como os homens que o promoveram e, sobretudo, os prisioneiros de guerra que, auxiliados pelos baralhos, foram bem sucedidos em suas fugas. Obviamente que as cartas não descascam quando umedecidas – o que seria desastroso para qualquer colecionador –, mas o mapa, visível na face frontal, cria um território geográfico completo quando as mesmas são postas em ordem sobre a mesa.
Muito embora seja um baralho tradicional, com suas convencionais cartas de índex e da corte, o mapa impresso fragmentariamente impressiona e nos faz reviver a honrosa jornada dos soldados em sua busca pela liberdade e pela vida. Um belíssimo espécime de colecionismo, sem dúvida!
➡️ Se quiser também ver o vídeo com as imagens desse baralho no Youtube, basta clicar aqui.
➡️ Caso tenha interesse no baralho, basta clicar aqui.
A nossa loja, Pouso Cultural, vende livros, HQs, CDs, LPs, DVDs, blu-rays etc. Enfim, produtos culturais e colecionáveis. Tudo para quem gosta de cultura e arte.